Buscar
  • B+

9 alimentos que aliviam a Ansiedade


(Foto: Reprodução)

Fonte: Veja


A ansiedade é uma condição de preocupação excessiva diante de situações estressantes ou problemáticas, e afeta milhões de pessoas por todo o mundo.

Quem sofre dessa condição, apresenta um quadro de sintomas diversos e encara, muitas vezes, de forma exagerada situações menos estressantes. Alguns podem apresentar os sintomas com uma frequência maior, dentro de um período de 6 meses, o que é caracterizado como Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG).

Entre os sinais mais comuns de quem sofre da TAG estão: dificuldade de concentração, palpitações, frequência cardíaca elevada, alterações de humor, tensão, preocupação excessiva com situações cotidianas e problemas na vida profissional e pessoal.

O site Medical News Today preparou uma lista com nove alimentos que podem ajudar a melhorar os sintomas de ansiedade.

1. Castanha do Pará


(Foto: Reprodução)

É um elemento rico em selênio, um nutriente melhora o humor e ajuda a reduzir níveis de inflamação de pessoas que sofrem com alterações de humor, o que promove alívio ao corpo.

Também é um alimento rico em vitamina E que, segunda pesquisas, pode ajudar a combater a depressão, pois um dos fatores de risco são os baixos níveis de vitamina E no corpo.

2. Sementes de Abóbora


(Foto: Reprodução)

São uma excelente fonte de potássio, o que pode ajudar bastante no gerenciamento da pressão arterial que, segundo especialistas, alimentos ricos em potássio ajudam a reduzir os sintomas de estressa e ansiedade.

Sementes de abóbora também possuem uma boa quantidade de zinco, cuja falta pode afetar negativamente o humor.

3. Peixes ricos em gordura


(Foto: Reprodução)

Salmão, sardinha, truta, cavala e arenque são ricos em ômega-3, que ajuda diretamente nas funções cognitivas e melhora a saúde mental.

Mas é necessário controlar a ingestão desse tipo de substância, pois o consumo exagerado pode causa transtornos de humor.

4. Ovos


(Foto: Reprodução)

As gemas dos ovos são fontes ricas em vitamina D e proteína, o que é essencial para o crescimento e desenvolvimento do corpo. Além disso, contém aminoácidos que ajudam criar serotonina, um neurotransmissor que atua para regular humor, sono e memória.

5. Camomila


(Foto: Reprodução)

O chá de camomila possui propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas, antioxidantes e relaxantes. Também possui flavonoides, que, segundo estudos recentes, podem auxiliar no controle dos sintomas de ansiedade.

6. Chá verde


(Foto: Reprodução)

Contém teanina, um aminoácido que possui grande potencial para controlar transtornos de humor e possui propriedades calmantes. Essa substância pode aumentar a produção de serotonina e dopamina no corpo, neurotransmissores que atuam diretamente no cérebro.

7. Chocolate


(Foto: Reprodução)


Este também uma fonte de flavonoides, substâncias que reduzem neuroinflamação e melhoram fluxo sanguíneo. O chocolate amargo, especificamente, é uma ótima fonte de magnésio, o que pode vir a reduzir sintomas de depressão, melhorar o humor e atuar na redução do stress.

8. Iogurte


(Foto: Reprodução)

De acordo com pesquisas, as bactérias lactobaccilus e bifidobactéria, ambos presentes no iogurte, têm efeitos positivos na saúde do cérebro. Especialistas apontam que produtos lácteos em geral, podem aliviar os sintomas de ansiedade, stress e depressão.

9. Curry


(Foto: Reprodução)

Tempero de uso comum na culinária indiana, contém o nutriente curcumina, que ajuda a diminuir ansiedade e a controlar transtornos de humor. Estudos apontam que são bem eficazes em reduzir ansiedade em adultos obesos.

© 2018  |  ÂNIMA CORRETORA DE BENEFÍCIOS