Buscar
  • B+

9 Causas da depressão

Atualizado: 18 de Set de 2018


(Foto: Reprodução)

A depressão apesar de muitas vezes não ser vista, é sim uma doença e atinge milhares de pessoas em todo o mundo. As causas da depressão e pode se originar por motivos que nem imaginamos, como clima, ao ambiente em que a pessoa se encontra, círculos sociais, alimentação e diversas outras causas.

Não é incomum a pessoa não se dar conta que está sofrendo dessa doença ou admitem que tem esse problema, mas ela exige atenção e tratamento, pois pode desencadear outras doenças e até quadros irreversíveis, afetando a vida do indivíduo e de todos que estão ligados com ele.


Causas comuns

No dia-a-dia vários fatores influenciam para que o desânimo e a decepção aconteçam. Se não cuidarmos para saber lidar com essas frustrações diárias, a chance de uma pessoa desencadear a depressão aumenta relativamente. Ao contrario do que o senso comum imagina, a depressão não precisa de grandes traumas para que aconteça, mas a soma de pequenos traumas e a junção deles já basta para isso. Ela ainda pode estar ligada a fatores genéticos e falhas nos neurotransmissores cerebrais, causadas por inflamações em certas regiões do cérebro.

Entenda alguns dos fatores que podem ajudar na evolução do quadro:


(Foto: Reprodução)

Cigarro

Apesar de proporcionar uma sensação de relaxamento, estudos britânicos constataram que o cigarro tende a deixar os fumantes mais ansiosos e leva-los até mesmo desenvolver depressão devido á abstinência.


Outras doenças

Outras doenças podem sem a causa como a consequência de um quadro de depressão.

Indivíduos que sofrem com alguma doença crônicas tendem a ter depressão pela dificuldade que é o tratamento, queda de autoestima e outros efeitos que as doenças possam trazer à vida e rotina do indivíduo.


Noites mal dormidas

Não é novidade para ninguém que a falta de sono pode causar mau humor normais, mas quem fica semanas sem dormir pelo menos uma noite inteira completa, o mau humor, cansaço e dores no corpo, se tornam crônicos e são uma oportunidade para a depressão se desenvolver.


Sedentarismo

Além de todos os problemas que já conhecemos sobre o sedentarismo, ele pode servir como impulso para a depressão. Nosso corpo precisa de movimento para que funcione bem, para melhorar a qualidade de vida e ajudar na saúde menta e física.

Qualquer atividade física que te anime a repetir ela com uma periodicidade já pode ajudar na falta de animo e evitar quadros depressivos.


Compaixão em exagero

As pessoas que se preocupam de mais com outras, tendem a esquecer de cuidar de si mesmas. Nesse caso, a autoconfiança e autoconhecimento ficam muito abaixo do normal e a pessoa já não se preocupa em cuidar mais de si e passa a colocar o interesse do outro sempre acima do seu. É importante se preocupar com os outros, mas, antes de tudo, deve-se estar bem consigo mesmo.


Alimentação

A alimentação tem um papel tão importante quando as atividades físicas para um bom funcionamento do corpo.

Uma pessoa que não se preocupa com a alimentação, fica logos períodos sem se alimentar ou não tem a quantidade de nutrientes necessárias para suprir o que o organismo pede, passa a ter problemas físicos e mentais. A disposição e o humor sofrem alterações, o que torna a situação perfeita para que se de um início a uma depressão.

Para aqueles que já possuem causos de depressão, a alimentação se altera para dois polos: excesso ou falta de apetite. A alimentação não é importante somente para a prevenção, mas para o tratamento também da depressão.


Disfunção cerebral

A depressão pode ser causada por alguma falha na organização e trabalho dos neurotransmissores. Isso é causado por inflamações cerebrais, que podem ser causadas por outros tipos de doenças e/ou lesões. A inflamação funciona como um alarme natural do corpo para outros problemas no organismo. É importante cuidar do corpo como um todo, para que esse alarme não acionado.


A vida urbana

A rotina agitada das grandes capitas é bem capaz de deixar qualquer um louco e também depressivo. A falta de contato com a natureza, e não ter um momento de desaceleração diária, são fatores que contribuem para sintomas negativos no humor e comportamento de um indivíduo.


Pressões sociais e digitais.

A pressões sociais causadas por padrões impostos, seja ele de aparência, ao modo de vida, as conquistas e outros fatores, causa cobranças excessivas e comparações sem sentido. A cobrança para se encaixar nos padrões se torna alta e a insatisfação se torna inevitável.

E com a internet e mídia em geral, a cobrança acontece de forma imperceptível, fazendo a autoestima e autoconfiança estejam sempre decadentes.


Informação via Eu Sem Fronteiras.

© 2018  |  ÂNIMA CORRETORA DE BENEFÍCIOS