© 2018  |  ÂNIMA CORRETORA DE BENEFÍCIOS

Buscar
  • B+

A importância do consumo diário de água


(Foto: Reprodução)

Fonte: Dona Hortifruti


A importância de se consumir água é tanta que o corpo humano só continua trabalhado por 2 ou 3 dias sem água, vale ressaltar que por dia é importante o consumo de 2 a 3 litros de água.


Qual a importância da água para a funcionalidade do corpo humano?

A água é o principal componente de todos os tecidos corpóreos. O corpo humano é 60% de água e é necessário para praticamente todas as funções necessárias à vida. Depois do oxigênio, o componente que o organismo mais sente falta é da água, por isso a importância de sempre se manter bem hidratado.


Qual deve ser o consumo ideal de água diariamente?

A melhor forma de repor a água perdida é através da ingestão da água pura. Devemos ingerir em torno de 2 a 3 litros de água diariamente. Apesar da água ser encontrada em alimentos, não basta para se manter hidratado diariamente, vale lembrar que durante o calor e exercícios intenso o cuidado com a água deve ser redobrado.


Quais problemas a desidratação pode ocasionar no corpo humano?

A falta de água pode causar alguns problemas no organismo, como aumento de temperatura corporal, as funções intestinais e renais começam a apresentar falhas, algumas pessoas apresentam dores no corpo e raciocínio prejudicado, e outras doenças podem aparecer como: pressão alta, artrites, asma, colite, diabetes tipo II, colesterol e até alguns tipos de cânceres tem sua ligação com a desidratação.


Como perceber a desidratação?

Para se perceber que a desidratação está acontecendo, é necessário observar alguns detalhes como: boca seca, lábios rachados, urina com odor forte é cor escura, e em um grau mais severo, até letargia e confusão mental.


Como saber se a água está em condições para a ingestão?

A água deve estar incolor, sem sabor ou odor. Se não apresentar alguma dessas características está vetada para o seu consumo. A coloração da água pode indicar a presença de componentes químicos como barro, ferro, etc., ou estar contaminada por bactérias. Porém só a coloração não significa nada, o recomendado é sempre ferver ou filtrar a água antes da ingestão.