© 2018  |  ÂNIMA CORRETORA DE BENEFÍCIOS

Buscar
  • B+

Coronavírus, o que é? Quais são os sintomas? Quais são as prevenções?



(Imagem: Reprodução)




Fonte: Brasil Escola

Fonte: Saúde Abril


Coronavírus é uma grande família viral, conhecida de longa data, responsável por transformar desde resfriados comuns até outras manifestações mais graves, como os causadores da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers). A transmissão desses vírus pode ocorrer de uma pessoa para outra por meio do contato próximo.


Vale ressaltar que os coronavírus é de uma família viral de zoonóticos, logo, pulando entre espécies animais, até chegarem nos seres humanos.


→ Sintomas de doenças causadas pelos coronavírus

  • Tosse;

  • Dificuldade respiratória;

  • Febre.


Em casos de síndromes respiratórias mais graves, podem desencadear insuficiência renal e até mesmo a morte.


Prevenções do coronavírus


As principais medidas são:

  • Evite aglomerações e contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias;

  • Higienizar bem as mãos a cada duas horas;

  • Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca sem ter higienizado as mãos;

  • Evite compartilhar objetos de uso pessoal, como copos e talheres;

  • Evitar contato com animais doentes;

  • Cozinhar bem ovos e carnes.


→ Síndromes respiratórias agudas graves causadas por coronavírus



A Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) Surgiu na China, em 2002. Se alastrando por mais de 12 países ao redor do mundo, causando a morte de mais de 800 pessoas e infectando mais de 8 mil. Em 2003, a epidemia global foi controlada e desde 2004 não há casos da doença. Nos dias de hoje, temos a confirmação que a transmissão da doença era causada por uma relação com gatos selvagens que continham o vírus.


A Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers) foi identificada pela primeira vez na Arábia Saudita e se alastrou pelo Oriente Médio, no ano de 2012. Nos dias de hoje temos a confirmação que o vírus ligado à Mers tinha como os dromedários, os hospedeiros para o vírus.



→ Coronavírus (2019-nCoV)


O 2019-nCoV é um novo vírus descoberto, causado pelo agente viral da família coronavírus. Foi descoberto no dia 7 de janeiro de 2020, onde foi detectado pela primeira vez na cidade chinesa de Wuhan. Antes dessa detecção, a China já havia informado a Organização Mundial de Saúde, no dia 31 de dezembro de 2019, a ocorrência de uma doença ainda misteriosa. A primeira morte ocorreu em decorrência desse novo vírus no dia 11 de janeiro de 2020 e, até o dia 24 de janeiro, já tinham sido contabilizadas 26 mortes e mais de 900 casos confirmados no mundo. No Brasil, a primeira suspeita foi notificada pelo Ministério da Saúde no dia 18 de janeiro de 2020, informando um caso na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Logo a suspeita foi descartada.


A princípio, acreditava-se que a doença era transmitida de animais para humanos. Porém, após o aumento do número de casos, foi descoberto que a transmissão poderia ocorrer também de uma pessoa para outra.