- B+
Por que oferecer yoga para os colaboradores nas empresas?

(Imagem: Reprodução)
Fonte: Mundo RH
Quando falamos de benefícios para os funcionários, costumamos associar aos benefícios tradicionais como: alimentação, transporte, combustível, refeição, entre outros. Porém, benefícios flexíveis já são realidade nos dias de hoje e merecem atenção especial. Um deles é a yoga, atividade utilizada para exercitar o corpo e a mente.
De acordo com os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% da população mundial é afetada pelo estresse. Ele pode estar relacionado com doenças físicas e patológicas ou até mesmo desgastes no ambiente profissional, como muitas tensões ou pressões de trabalho. É importante que as condições físicas e mentais dos colaboradores estejam boas para que sejam produtivos e consigam realizar suas tarefas da melhor forma.
Atividades como meditação e yoga são ótimas para manter o equilíbrio do corpo e da mente.
1- Controle de tensões e estresse
Uma mente equilibrada consegue controlar melhor as tensões e pressões da rotina de trabalho. Infelizmente, no mundo atual, altos níveis de estresse são comuns nos colaboradores, principalmente em cargos com muitas responsabilidades.
Colaboradores que realizam atividades físicas e mentais conseguem realizar as tarefas com cada vez mais assertividade. O que nos leva ao próximo item.
2- Melhora da concentração e memória dos colaboradores
Pelo fato de a yoga trabalhar com a atenção plena nos movimentos do corpo, os colaboradores que praticam conseguem se concentrar e ter mais foco nas tarefas. Isso faz com que aumente a produtividade da equipe e os trabalhos sejam entregues com mais qualidade.
3- Diminuição de licenças médicas
Colaboradores que trabalham sua saúde mental e física com atividades como yoga e meditação, dificilmente têm oscilações repentinas de saúde. A yoga nas companhias é um bom jeito de alcançar esse equilíbrio e diminuir a necessidade dos colaboradores faltarem no trabalho com licenças médicas.