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Saiba como combater o stress


(Foto: Reprodução)

Fonte: SBie


O stress é uma forma de resposta física e comportamental do corpo à uma sensação de ameaça, seja ela futura ou imediata, que afeta o equilíbrio e perturba o bem-estar do nosso corpo. Ou seja, simplesmente defesas do nosso organismo reagindo a um perigo, imaginário ou real.

Cada organismo é afetado tem a mente, o corpo ou comportamento afetado pelo stress, e reage de maneiras diferentes de acordo com cada indivíduo. Quando afetado em excesso, pode causar sérios problemas na saúde física, mental e atrapalhar os relacionamentos cotidianos.


Sintomas físicos de Stress

  • Cansaço e desgaste do corpo;

  • Mudanças de apetite (falta de apetite ou comer em excesso);

  • Queda de cabelo;

  • Pressão arterial alta;

  • Dores de cabeça;

  • Mudanças no sono (excesso de sono ou insônia);

  • Perda de desejo sexual;

  • Alterações na menstruação;

  • Tiques nervosos (ex: roer unha);

  • Aumento da frequência cardíaca;

  • Azia e dores de barriga;

  • Diarreia ou prisão de ventre;

  • Mudanças nos níveis de colesterol.


Sintomas de Stress Emocional

  • Perda de memória;

  • Ansiedade;

  • Mudanças de humor (mau humor frequente);

  • Incapacidade de relaxar;

  • Sensação de sobrecarga emocional;

  • Depressão ou tristeza;

  • Sensação de isolamento e solidão;

  • Apatia e desânimo;

  • Falta de concentração;

  • Evitar ou não cumprir com responsabilidades cotidianas

  • Uso excessivo de substâncias que podem relaxar ou acelerar o organismo (ex: café, tabaco, drogas, álcool, etc).


Dicas para combater o Stress

  • Evitar problemas desnecessários: Nem todas as situações podem ser evitadas, mas identificar pequenas causas de stress pode funcionar muito bem para ajudar a diminui-lo;

  • Aprender a dizer não: Uma lista de afazeres com obrigações e deveres pode ajudar a manter a prioridade em coisas que são primariamente importantes, e dizer não para algumas coisas secundárias pode aliviar a carga emocional de maneira bem eficiente;

  • Adaptar-se ao problema: Entender e aceitar as limitações e o potencial de pessoas, ambientes e situações pode ajudar a lidar melhor e resolver de forma mais rápida os eventuais problemas;

  • Exercícios Físicos: Atividades físicas são uma ótima forma de combater o stress cotidiano, ajudam a extravasar de forma física e a manter o foco melhor para desempenhar funções, além de melhorar a saúde do corpo;

  • Alimentação: Manter uma rotina de alimentação com elementos que sejam benéficos para a saúde ajudam a diminuir o stress e aumentar a sensação de bem-estar. Alimentos ricos em vitaminas B e C ajudam os nutrientes e funções do organismo a ter melhor desempenho;

  • Alongamentos e Exercícios de Relaxamento: Eles tiram a tensão muscular do corpo e, quando bem executados, podem dar uma sensação de alívio ao corpo.

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