© 2018  |  ÂNIMA CORRETORA DE BENEFÍCIOS

Buscar
  • B+

Sono ruim pode causar Depressão

Estudos mostram que 75% dos pacientes com depressão tem dificuldade para dormir ou insônia.


(Foto: Reprodução)

Fonte: Época Negócios


De acordo com especialistas, cerda de 75% dos pacientes com depressão dizem ter dificuldades para dormir ou insônia. As pesquisas mostram que as áreas do cérebro associadas à memória de curto prazo e emoções negativas prejudicam o sono dos pacientes, já que pensamentos negativos é um fator relevante para a causa de distúrbios do sono.

Além disso, a falta de sono aumenta o risco de desenvolver depressão, os cientistas acreditam que melhorando a qualidade de sono dos pacientes com depressão pode criar um ambiente melhor para o tratamento tratando ambos os transtornos.


Depressão e sono

A pesquisa foi realizada com cerca de 10.000 pessoas, que avaliou os mecanismos neurais capazes de demonstrar conexão entre dois problemas. De acordo com o estudo, o cérebro das pessoas com depressão mostrou que duas áreas do córtex – o pré-frontal dorsolateral (associado à memória de curto prazo) e o orbito frontal lateral (associado à emoção negativa) – estão ligadas a parte do cérebro responsável pela consciência do “eu” – se essa conexão aumentar as atividades cerebrais nessa região, isso pode causar má qualidade do sono.


Distúrbio de sono

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), os distúrbios do sono já são o segundo transtorno mental mais recorrente do mundo, chegando a afetar um terço da população mundial. Os tipos mais comuns são: síndrome das pernas inquietas, caracterizada por uma vontade de mover as pernas, geralmente à noite; Jet Lag, que costuma afetar pessoas que viajam rapidamente em vários fusos horário; apneia do sono, caracterizada pela falta de ar durante o sono; sonambulismo esse distúrbio faz com que a pessoa levante e caminhem durante o sono normalmente; narcolepsia, causa sonolência durante o dia excessiva; insônia, que é a dificuldade para dormir e permanecer dormindo.