top of page
Buscar
  • Foto do escritorB+

Telemedicina: Tudo o que você precisa saber

Saiba tudo o que é possível fazer com a telemedicina, quais consultas, exames, vantagens e muito mais..

(Imagem: Reprodução)


O que é telemedicina?


Telemedicina é uma área da saúde que oferece atendimento médico de forma remota. Permite atender pacientes através da teleconsulta, interpretar exames médicos (telediagnóstico), telemonitoramento, entre outros.


Ela conta com o apoio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Lembrando que ela é aprovada pelo Conselho Federal de Medicina na Resolução CFM nº 1.643/2002.



O que a telemedicina atende?


Com a telemedicina você pode ser atendido em todas as áreas médicas, o texto aprovado na câmara diz que o uso da telemedicina está autorizado para "quaisquer atividades na área da saúde."



O que pode ser realizado?


Podem ser realizados atendimento pré-clínico, suporte assistencial, consulta, monitoramento e diagnóstico. Os médicos podem emitir receita e atestado, desde que eles possuam o certificado digital.



Divisões da telemedicina


A telemedicina pode ser dividida em algumas seções: teleassistência, teleconsulta, teleducação e emissão de laudos a distância. Tudo pode ser definido como eHealth. Abaixo iremos explicar um pouco mais sobre cada uma dessas divisões:


  • Teleassistência

Com a teleassistência, o foco da comunicação está no paciente e no seu bem-estar. Assim, o paciente é monitorado da sua própria casa ou em um centro de saúde local por um médico ou qualquer outro profissional de saúde que se comunica com outros especialistas a distância. São utilizados diversos equipamentos que avaliam parâmetros clínicos e enviam esses dados para esses profissionais, com isso aumenta a eficiência e garante uma investigação médica acurada.


  • Teleconsulta

Nessa modalidade existem mais duas divisões: Entre médicos e entre médico e paciente.


  • Teleconsulta entre médicos

É quando um clínico geral busca assistência de um outro especialista, como uma segunda opinião no diagnóstico, um medicamento mais indicado para o caso em questão, ou até mesmo orientações ao vivo na realização de alguns procedimentos.


  • Teleconsulta entre médico e paciente

Essa é uma das modalidades mais utilizadas da telemedicina, onde é feita a consulta online, diretamente entre o médico e o paciente.



  • Teleducação

A teleducação é aplicada em diversos setores hoje em dia, ainda mais durante a pandemia de Covid-19. No caso da medicina, o foco é capacitar os profissionais da saúde que estão longes dos grandes centros, ajudando a se atualizarem, e se preparar para diversas situações da prática médica.


  • Emissão de laudos á distância

A emissão de laudo á distância está crescendo muito no Brasil. Com essa tecnologia, os exames podem ser realizados em qualquer lugar e com um laudo emitido por especialistas, necessitando apenas de acesso a internet. Assim, é possível ter acesso aos melhores médicos do país.



Vantagens da Telemedicina


A telemedicina possuí diversas vantagens da medicina tradicional. Claro que uma não exclui a outra, e sim, se complementam. A baixo segue algumas das vantagens da telemedicina.


  • Sem risco de contaminação do COVID-19

  • Economia de tempo

  • Custos menores

  • Segurança de dados

  • Tratamento rápido


Como se consultar?


Existem diversas plataformas que oferecem serviços de telemedicina, e se diferenciam pela qualidade dos médicos da plataforma, a forma como é feita a consulta, se é feita por WhatsApp ou em um sistema próprio, dentre outros diferenciais de cada uma dessas empresas.


A Hugss é a plataforma parceira da Corretora Ânima, onde você consegue além de fazer as suas consultas online, fazer a realização de exames laboratoriais, testes de covid e vacinas a domicilio. Se quiser realizar a sua consulta, não perca tempo e marque a sua consulta.



Esse artigo foi útil para você? Comenta aqui em baixo, que nos ajuda muito!


bottom of page