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Este documento tem por objetivo regulamentar o funcionamento, as atribuições e competências do Grupo de Gestores de RH

 

1. NATUREZA

Preocupado com a qualificação profissional dos gestores de RH dos associados do Sinaenco, foi criado o grupo de estudo de Gestores de RH, com o intuito de valorizar e fortalecer todos os profissionais de Recursos Humanos. Partindo do dia a dia desafiador, a inciativa é compartilhar caminhos, tendências e soluções, visando a melhoria da qualidade de vida das pessoas e aumentar os resultados de suas empresas, dividindo ideias é somando experiências.

 

2. OBJETIVO

2.1. Troca de experiências: Diante do desafio diário junto a gestão de RH, o Grupo promove diversas ações como fórum, debates e entre outros, com o intuito de gerar informações e experiências que contribuam com soluções práticas para enfrentar esses desafios.

2.2. Apoio no Desenvolvimento do profissional de RH: O Grupo periodicamente realiza pesquisa e avalia os principais assuntos de interesse dos participantes, e com isso, gerando conhecimento através de cursos, palestras, workshop e materiais de apoio.

2.3. Tutorial do Conhecimento: Todos os assuntos relevantes na gestão de benefícios e nos subsistemas são atualizados e armazenados no Tutorial do Conhecimento do grupo, que será hospedado me nosso portal. Nesse local o gestor de RH poderá obter e consultar informações de forma rápida e objetiva sobre qualquer assunto.

2.4. Combo de Benefícios: Periodicamente será avaliado junto aos benefícios e subsistemas as principais tendências, caminhos e soluções para redução de custos, melhoria na qualidade e atendimento personalizado, junto aos produtos e serviços, assim, pactuamos com os principais fornecedores do mercado com propostas exclusivas para as empresas participantes.

2.5. Clube de Amigos: Acreditamos que potencializar a vida profissional dos gestores de RH é muito importante, disponibilizando meios estratégicos para desempenhar um bom trabalho, mas além disso, compartilhar acesso a benefícios pessoais e momentos confraternização também norteiam nossos objetivos.

 

3. COMPOSIÇÃO DO GRUPO

3.1. Cada empresa poderá ser representada por até 2 (dois) membros e que atuem diretamente na área de Recursos Humanos, estando autorizados a passar as informações necessárias para o bom desenvolvimento do Grupo

3.2. O Grupo possui uma Coordenação responsável em viabilizar todos os objetivos traçados, se responsabilizando pelas atividades definidas no cronograma de trabalho.

3.3. O Grupo possui também uma Secretária responsável por toda a parte operacional.

 3.4. Possuímos ainda um trabalho de assessoria e consultoria externa, dando todo o suporte à Coordenação e a Secretária através da Ânima RH.

 

4. DEVERES DOS PARTICIPANTES

4.1. Participar ativamente dos eventos organizados, como: palestras, debates, workshop e entre outros.

4.2. Gerar informações que contribuam para os assuntos previamente aprovados pelo Grupo com o intuito de buscar as melhores práticas.

4.3. O participante não pode divulgar quaisquer informações do Grupo a estranhos, a não ser que tenha autorização expressa da Mesa Coordenadora.

 

5. COORDENAÇÃO

5.1. As atividades do Grupo serão coordenadas por uma Mesa composta de:

  • Coordenador

  • Secretário

  • Ânima RH

5.2. A cada dois anos, haverá uma votação para eleger os membros da coordenação.

 

6. PERIODICIDADE DAS ATIVIDADES

6.1. A cada semestre será enviado a todos os participantes o cronograma de atividades do Grupo e ratificado mensalmente.

6.2. Não é permitida a presença, nas reuniões, de pessoas alheias ao Grupo, salvo se convidado a proferir palestras de interesse do mesmo.

 

7. ATA

7.1. A cada reunião corresponderá uma ata.

7.2. Deve constar da ata, basicamente:

  • Participantes presentes e ausentes e principais assuntos abordados.

  • Data, horário, local, anfitriã e pauta para a reunião imediatamente seguinte.

  • Deve ser submetida à aprovação na reunião imediatamente seguinte ao da sua expedição.

7.3. Deve ser distribuída até 15 (quinze) dias após a realização a que se refere.

 

8. INGRESSO DE PARTICIPANTE

8.1. A proposta para ingresso deverá ser feita mediante encaminhamento de correspondência ao Coordenador ou através de um participante efetivo do Grupo, acompanhada de currículo.

8.2. Para ingresso no Grupo o candidato deve preencher as condições abaixo declinadas:

  • Manter vínculo empregatício com a empresa que pretende representar.

  • Exercer função específica na Área de Recursos Humanos a ter amplos conhecimentos de fatos inerentes à mesma, a fim que possa contribuir no intercâmbio de experiências.

  • O candidato aprovado iniciará sua participação no Grupo na reunião imediatamente seguinte ao da sua aprovação.

  • Em sua primeira reunião o candidato deverá se apresentar ao Grupo, procedendo assim sua formal identificação.

 

9. DESLIGAMENTO DO GRUPO

9.1. Dar-se à imediatamente:

  • Iniciativa do participante.

  • Desligamento de função exercida na área de Recursos Humanos.

9.2. Dar-se-á por votação dos participantes presentes (2/3 favoráveis ao desligamento).

9.3. Conduta prejudicial ao nome e aos objetivos do Grupo, a classe de profissionais ou a comunidade.

 

10. DISSOLUÇÃO DO GRUPO

10.1. A dissolução do Grupo somente poderá ser decidida em reunião extraordinária convocada para tal fim, e com antecedência mínima de 1 mês, e para sua aprovação deverá receber 2/3 dos votos dos participantes efetivos.

 

11. ALTERAÇÃO DO ESTATUTO

11.1. O presente Estatuto somente poderá ser alterado por deliberação de 2/3 dos participantes do Grupo e deverá ser votada em reunião cuja pauta preveja tal fato.

 

12. CASOS OMISSOS

12.1. Os casos não previstos por este Estatuto, serão julgados e votados em reunião, mediante orientação do Coordenador.

12.2. As decisões serão aprovadas quando receberem 2/3 de votos favoráveis dos participantes presentes.

ESTATUTO