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ESTATUTO

Este documento tem como objetivo regulamentar o funcionamento, as atribuições e competências do Grupo VaRHejo

 

1. NATUREZA

 

O Grupo de Recursos Humanos VARHEJO, é uma associação liberal de profissionais atuantes, sem fins lucrativos, em empresas do segmento de varejo. Foi criado em 2008 com o intuito de promover a integração dos profissionais de forma a estimular, apoiar, orientar e fomentar debates e a troca de experiências através de diversas formas e meios de comunicação.

Sabemos que o homem é um ser social que depende de outros seres humanos para viver, desenvolver o seu aprendizado existencial e para crescer pessoal e profissionalmente. Esta grandeza é que leva à dinâmica do interagir constantemente nos diferentes estágios da vida, vivendo de forma condizente com cada nível de maturidade.

 

2. OBJETIVO

 

2.1. Troca de experiências: Diante do desafio diário junto à gestão de RH, o Grupo promove diversas ações, como: fórum, debates, entre outros, com o intuito de gerar informações e experiências vividas que contribuam com soluções práticas para enfrentar esses desafios.

2.2. Apoio no desenvolvimento do profissional de RH: O Grupo periodicamente pesquisa e avalia os principais assuntos de interesse dos participantes e com isso gerando conhecimento através de cursos, palestras, workshop e materiais de apoio.

2.3. Farol do conhecimento: Todos os assuntos relevantes na gestão de benefícios e nos subsistemas de Rh, são atualizados e armazenados no Farol do Conhecimento do Grupo em um site. Aqui o profissional de RH poderá, de forma rápida e objetiva, consultar qualquer assunto de seu interesse.

2.4. Combo de benefícios: Periodicamente avaliamos junto aos subsistemas e benefícios as principais tendências, soluções e caminhos para redução de custos, melhoria na qualidade e atendimento personalizado, junto aos produtos e serviços, assim pactuamos com os principais fornecedores do mercado, propostas exclusivas para as empresas participantes.

2.5. Clube de Amigos: Acreditamos que potencializar a vida profissional é muito importante, mas, além disso, compartilhar acesso a benefícios pessoais e momentos de confraternização também norteiam nossos objetivos.

 

3. COMPOSIÇÃO DO GRUPO

 

3.1. Cada empresa poderá ser representada por até 2 (dois) representantes que atuem diretamente na área de Recursos Humanos e que estejam autorizados a passar as informações necessárias para o bom desenvolvimento do Grupo.

3.2. O Grupo possui uma Coordenação responsável em viabilizar todos os objetivos traçados, se responsabilizando pelas atividades definidas no cronograma de trabalho.

3.3. O Grupo possui, também, uma Secretária responsável por toda a parte operacional.

3.4. Possuímos, ainda, um trabalho de assessoria e consultoria externa, dando todo o suporte à Coordenação e à Secretária através da Ânima RH.

 

4. DEVERES DOS PARTICIPANTES

 

4,1. Participar ativamente das pesquisas realizadas. Caso o assunto seja confidencial, comunicar o grupo sobre o motivo da não participação.

4.2. Participar ativamente dos eventos organizados, como: palestras, debates, workshop, entre outros.

4.3. Gerar informações que contribuam para os assuntos previamente aprovados pelo Grupo com o intuito de buscar as melhores práticas.

4.4. O participante não pode divulgar quaisquer informações do Grupo a estranhos, a não ser que tenha autorização expressa da Mesa Coordenadora.

 

5. COORDENAÇÃO

 

5.1. As atividades do Grupo serão coordenadas por uma Mesa composta de:

  • Coordenador

  • Secretário

  • Ânima RH

5.2. A cada dois anos, haverá uma votação para eleger os membros da coordenação.

 

6. PERIODICIDADE DAS ATIVIDADES

 

6.1. A cada semestre será enviado a todos os participantes o cronograma de atividades do Grupo, cronograma este que será ratificado mensalmente.

6.2. Não é permitida a presença, nas reuniões, de pessoas alheias ao Grupo, salvo se tiver a expertise para compartilhar ou tiver sido convidado a proferir palestras de interesse do mesmo.

 

7. ATA

 

7.1. A cada reunião corresponderá uma ata.

7.2. Deve constar da ata, basicamente:

  • Participantes presentes e ausentes e principais assuntos abordados.

  • Data, horário, local, anfitriã e pauta para a reunião imediatamente seguinte.

  • Deve ser submetida à aprovação na reunião imediatamente seguinte ao da sua expedição.

7.3. Deve ser distribuída até 15 (quinze) dias após a realização a que se refere.

 

8. INGRESSO DE PARTICIPANTE

 

8.1. A proposta para ingresso deverá ser feita mediante encaminhamento de correspondência ao Coordenador ou através de um participante efetivo do Grupo, acompanhada de currículo.

8.2. Para ingresso no Grupo o candidato deve preencher as condições abaixo declinadas:

  • Manter vínculo empregatício com a empresa que pretende representar.

  • Exercer função específica na Área de Recursos Humanos a ter amplos conhecimentos de fatos inerentes à mesma, a fim que possa contribuir no intercâmbio de experiências, salvo exceções em escritórios que não possuem área específica de Recursos Humanos.

  • O candidato aprovado iniciará sua participação no Grupo na reunião imediatamente seguinte ao da sua aprovação.

  • Em sua primeira reunião o candidato deverá se apresentar ao Grupo, procedendo assim sua formal identificação.

 

9. DESLIGAMENTO DO GRUPO

 

9.1. Dar-se à imediatamente:

  • Iniciativa do participante.

  • Desligamento de função exercida na área de Recursos Humanos ou do escritório que representa.

9.2. Dar-se-á por votação dos participantes presentes (2/3 favoráveis ao desligamento):

9.2.1. Conduta prejudicial ao nome e aos objetivos do Grupo, a classe de profissionais ou a comunidade

 

10. DISSOLUÇÃO DO GRUPO

 

10.1. A dissolução do Grupo somente poderá ser decidida em reunião extraordinária convocada para tal fim, e com antecedência mínima de 1 mês, e para sua aprovação deverá receber 2/3 dos votos dos participantes efetivos.

 

11. ALTERAÇÃO DO ESTATUTO

 

11.1. O presente Estatuto somente poderá ser alterado por deliberação de 2/3 dos participantes do Grupo e deverá ser votada em reunião cuja pauta preveja tal fato.

 

12. CASOS OMISSOS

 

12.1. Os casos não previstos por este Estatuto, serão julgados e votados em reunião, mediante orientação do Coordenador.

12.2. As decisões serão aprovadas quando receberem 2/3 de votos favoráveis dos participantes presentes.